PLANO DE TRABALHO


1. DADOS INSTITUCIONAIS

1.1.      Nome da Entidade: Oficina Cidadã e Cultural de Alumínio  
1.2.      CNPJ:  04.984.976/0001-05
1.3.      Endereço: Rua Paulo Dias número 481   
1.4.      Bairro:  Vila Paulo Dias
1.5.      Telefone:  (11) 4715 20 52
1.6.      e-mail: occa.aluminio@gmail.com
1.7.  Identificar  o presidente da Entidade:

        Nome completo: Amélia Alves Crispim Capucho
                                   RG:  12 114 315-6 SP     

        Data de Vencimento do mandato da diretoria atual:   09/03/2013

        Nome completo Tesoureiro:  Antonia Crispim Capucho
                                                       RG: 14.305.931-2 SP

1.7.      Finalidade Estatutária:

Conforme estabelecido no art. 2 do estatuto devidamente revisado:
Art. 2° -  A O.C.C.A. tem por objetivo geral e finalidade a oferta de cursos de aprimoramento social e  cultural, em forma de atendimento, conforme disposto na Lei Orgânica de Assistência Social ( LOAS), e tem por objetivos específicos a promoção da inserção dos usuários no mercado de trabalho; a convivência social; aprimoramento pessoal, educacional e social de crianças, artísticas e culturais; criação de espaços de aprendizagem para o exercício da cidadania; a manutenção e criação de espaços para o convívio familiar e comunitário e desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; e outros objetivos análogos co fins exclusivamente assistenciais, através de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.  


2. BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
           
A O.C.C.A. é pessoa jurídica de direito privado, devidamente constituída, conforme disposto no art. 53 do Código Civil Brasileiro e no artigo 2° da lei 8.742, de 1993, e a aplicação de suas rendas, seus recursos e eventual resultado operacional são utilizados na manutenção e no desenvolvimento de seus objetivos institucionais. 
A O.C.C.A. é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 08/02/2001 dela fazendo parte voluntários que procuram melhorar o atendimento social da cidade. Trata-se de associação de atendimento, cujo objetivo é  a convivência e o fortalecimento dos vínculos entre familiares, entre amigos e com a comunidade e do município. Também tem como objetivo o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social ( LOAS) no sentido de promover cursos e atividades com o fim de inserção de pessoas carentes no mercado de trabalho e complementação de renda numa parceria com o Departamento de Assistência Social.
Nos últimos 3 anos a O.C.C.A. vem fazendo parceria com o PAI ( Projeto de Assistência a Infância) da Associação de Assistência e Amparo ao Menor Ação Amor. Essa parceria é exercida no local de funcionamento da Associação Ação Amor com a participação  de 2 voluntárias da O.C.C.A.  e material para as atividades de trabalhos manuais ( bordados, tricô de prego, etc...) sendo esse trabalho realizado com pré adolescentes e adolescentes que freqüentam a P.A.I. , esses jovens vivem em área de vulnerabilidade social e também aqueles que estão abrigados no abrigo Casa Lar ( Há no momento uma média de 16 jovens sendo atendidos pelo programa)
Neste ano iniciamos também uma parceria com o Centro de Saúde de Alumínio, atendendo um ofício ( n° 031/2011) do Departamento de Saúde, cedendo o espaço da oficina para um grupo de gestantes que fazem acompanhamento no Departamento de Saúde de Alumínio para realização  de atividades educativas. A Oficina cede o espaço e os equipamentos disponíveis.






3.OBJETIVOS


3.1 – OBJETIVO GERAL
Contribuir para a inclusão no mercado de trabalho e fortalecimento de vínculos, de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, através de oficinas convivência e capacitação profissional.

 3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Complementar o trabalho com famílias realizado pelo PAIF, através da inclusão de famílias, em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
·        Ofertar oficinas de aprendizagem visando o desenvolvimento de habilidades, convivência social e geração de renda;
·        Contribuir para o fortalecimento da auto estima,  desenvolvimento pessoal e social de crianças, jovens, mulheres e idosos, através de atividades educacionais, artísticas e culturais;
·        Criar espaços de aprendizagem para o exercício da cidadania, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;
·        Orientar e encaminhar, quando necessário, para outros serviços da rede de proteção social, visando promover acesso à garantia de direitos;
Possibilitar espaço de acolhida e orientação, onde os usuários possam expressar dificuldades e encontrar soluções e alternativas para as necessidades e problemas enfrentados.


4.       Identificação de cada serviço, projeto, programa ou benefício socioassistencial, informando respectivamente:

A) Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

1.      Público Alvo:
·        Famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda;
·        Idosos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada;
·        Famílias encaminhadas pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social ou pelo serviço da proteção social especial;
·        Mulheres, jovens e idosos residentes no Município com fragilidade de vínculos familiares e comunitários, com precárias oportunidades de convívio familiar e comunitário.
·        Gestantes encaminhadas pelo departamento de saúde.
 ....

2.      Capacidade de atendimento:

2.1. Infraestrutura
A sede do OCCA localiza-se em um imóvel de 120 m2, dotado de:
·        Recepção, com  9 m2
·        Sala de música 9 m2
·        sala de almoxarifado co 9 m2
·        Salão de 40 m2 para atividades coletivas, contando com equipamentos e materiais necessários para as atividades desenvolvidas, que visam capacitação e reforço da complementação de rendas.
·        Copa e cozinha equipada para confecção de merenda para os usuários
·        Banheiro
·        a sede tem iluminação e ventilação adequadas, conservação limpeza e acessibilidade em todos os seus ambientes. 

2.2. Atendimento:

A capacidade de atendimento é de até  50 pessoas  entre crianças, jovens e idosos, em atividades de 2º a 6º feira, no período da manhã e tarde.