1. DADOS INSTITUCIONAIS |
1.1. Nome da Entidade: Oficina Cidadã e Cultural de Alumínio
1.2. CNPJ: 04.984.976/0001-05
1.3. Endereço: Rua Paulo Dias número 481
1.4. Bairro: Vila Paulo Dias
1.5. Telefone: (11) 4715 20 52
1.6. e-mail: occa.aluminio@gmail.com
1.7. Identificar o presidente da Entidade:
Nome completo: Amélia Alves Crispim Capucho
RG: 12 114 315-6 SP
Data de Vencimento do mandato da diretoria atual: 09/03/2013
Nome completo Tesoureiro: Antonia Crispim Capucho
RG: 14.305.931-2 SP
1.7. Finalidade Estatutária:
Conforme estabelecido no art. 2 do estatuto devidamente revisado:
Art. 2° - A O.C.C.A. tem por objetivo geral e finalidade a oferta de cursos de aprimoramento social e cultural, em forma de atendimento, conforme disposto na Lei Orgânica de Assistência Social ( LOAS), e tem por objetivos específicos a promoção da inserção dos usuários no mercado de trabalho; a convivência social; aprimoramento pessoal, educacional e social de crianças, artísticas e culturais; criação de espaços de aprendizagem para o exercício da cidadania; a manutenção e criação de espaços para o convívio familiar e comunitário e desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; e outros objetivos análogos co fins exclusivamente assistenciais, através de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
2. BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A O.C.C.A. é pessoa jurídica de direito privado, devidamente constituída, conforme disposto no art. 53 do Código Civil Brasileiro e no artigo 2° da lei 8.742, de 1993, e a aplicação de suas rendas, seus recursos e eventual resultado operacional são utilizados na manutenção e no desenvolvimento de seus objetivos institucionais.
A O.C.C.A. é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 08/02/2001 dela fazendo parte voluntários que procuram melhorar o atendimento social da cidade. Trata-se de associação de atendimento, cujo objetivo é a convivência e o fortalecimento dos vínculos entre familiares, entre amigos e com a comunidade e do município. Também tem como objetivo o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social ( LOAS) no sentido de promover cursos e atividades com o fim de inserção de pessoas carentes no mercado de trabalho e complementação de renda numa parceria com o Departamento de Assistência Social.
Nos últimos 3 anos a O.C.C.A. vem fazendo parceria com o PAI ( Projeto de Assistência a Infância) da Associação de Assistência e Amparo ao Menor Ação Amor. Essa parceria é exercida no local de funcionamento da Associação Ação Amor com a participação de 2 voluntárias da O.C.C.A. e material para as atividades de trabalhos manuais ( bordados, tricô de prego, etc...) sendo esse trabalho realizado com pré adolescentes e adolescentes que freqüentam a P.A.I. , esses jovens vivem em área de vulnerabilidade social e também aqueles que estão abrigados no abrigo Casa Lar ( Há no momento uma média de 16 jovens sendo atendidos pelo programa)
Neste ano iniciamos também uma parceria com o Centro de Saúde de Alumínio, atendendo um ofício ( n° 031/2011) do Departamento de Saúde, cedendo o espaço da oficina para um grupo de gestantes que fazem acompanhamento no Departamento de Saúde de Alumínio para realização de atividades educativas. A Oficina cede o espaço e os equipamentos disponíveis.
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.OBJETIVOS
3.1 – OBJETIVO GERAL
Contribuir para a inclusão no mercado de trabalho e fortalecimento de vínculos, de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, através de oficinas convivência e capacitação profissional.
· Complementar o trabalho com famílias realizado pelo PAIF, através da inclusão de famílias, em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
· Ofertar oficinas de aprendizagem visando o desenvolvimento de habilidades, convivência social e geração de renda;
· Contribuir para o fortalecimento da auto estima, desenvolvimento pessoal e social de crianças, jovens, mulheres e idosos, através de atividades educacionais, artísticas e culturais;
· Criar espaços de aprendizagem para o exercício da cidadania, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;
· Orientar e encaminhar, quando necessário, para outros serviços da rede de proteção social, visando promover acesso à garantia de direitos;
Possibilitar espaço de acolhida e orientação, onde os usuários possam expressar dificuldades e encontrar soluções e alternativas para as necessidades e problemas enfrentados.4. Identificação de cada serviço, projeto, programa ou benefício socioassistencial, informando respectivamente:
A) Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
1. Público Alvo:
· Famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda;
· Idosos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada;
· Famílias encaminhadas pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social ou pelo serviço da proteção social especial;
· Mulheres, jovens e idosos residentes no Município com fragilidade de vínculos familiares e comunitários, com precárias oportunidades de convívio familiar e comunitário.
· Gestantes encaminhadas pelo departamento de saúde.
....
2. Capacidade de atendimento:
2.1. Infraestrutura:
A sede do OCCA localiza-se em um imóvel de 120 m2, dotado de:
· Recepção, com 9 m2
· Sala de música 9 m2
· sala de almoxarifado co 9 m2
· Salão de 40 m2 para atividades coletivas, contando com equipamentos e materiais necessários para as atividades desenvolvidas, que visam capacitação e reforço da complementação de rendas.
· Copa e cozinha equipada para confecção de merenda para os usuários
· Banheiro
· a sede tem iluminação e ventilação adequadas, conservação limpeza e acessibilidade em todos os seus ambientes.
2.2. Atendimento:
A capacidade de atendimento é de até 50 pessoas entre crianças, jovens e idosos, em atividades de 2º a 6º feira, no período da manhã e tarde.